Entre os participantes do Grupo, que já colaboraram em diversos momentos:
Agnus Valente
aGNuS VaLeNTe é artista híbrido. Pesquisador no Grupo Poéticas Digitais desde 2009, é Doutor (2008), Mestre (2002) e Graduado em Artes pela Universidade de São Paulo – ECA/USP, com pesquisa sobre Hibridismo na Arte. Atualmente, é docente em Artes Visuais na Graduação e Pós-Graduação do Instituto de Artes da UNESP, onde também lidera o Grupo Poéticas Híbridas (CNPq/2011), ao qual associou seu projeto HIBRIDA – Revista Eletrônica concebida em 2005 – para difundir pesquisas sobre o tema; desenvolve os projetos “Hibridismo em Artes: Hibridismo Estético”, junto à PPG Artes, e “Híbrido Tridimensional Contemporâneo”, junto à PROPe, atuando também como pesquisador e colaborador em outros grupos. O artista, em nível nacional e internacional, apresenta-se em Festivais e Exposições de Arte, profere palestras e publica artigos científicos em Revistas e Anais de Congressos sobre sua produção no âmbito da Heurística Híbrida.
Ana Teresa Arciniegas
Ana Teresa Arciniegas (Colômbia). Documentarista e artista multimídia.
Doutorado Arte: produção e pesquisa da Universidade Politécnica de Valência.
Mestrado em Artes Visuais e Multimídia UPV (2012). Mestrado em Documentário e Sociedade da Escola de Cinema e Audiovisual da Catalunha ESCAC (2010). Graduada em Cinema e televisão da Universidade Nacional da Colômbia (2007).
Professora e pesquisadora da Faculdade de Comunicação e Artes audiovisuais na Universidade Autônoma de Bucaramanga na Colômbia.
Bolsa de pesquisa Doutorado Fundação Carolina (2011). Completou estadia de pesquisa na Universidade René Descartes Paris V Sorbonne CEAQ no Grupo Educação Artistica e Sociedade (2014).
Atualmente faz estadia de pesquisa na Universidade São Paulo ECA no Grupo Poéticas Digitais (2015) com bolsa do Programa Jovens professores e pesquisadores da América Latina Santander Universidades (2015).
Andréa Graciano
Doutoranda do curso de Design da Universidade Anhembi Morumbi, possui mestrado em Design pela Universidade Anhembi Morumbi (2017), pós graduação MBA em TI pela FIA-USP (2003) e pós graduação DESS em Gestão de Sistema de Informática e de organização pela Université Pierre Mendes France de Grenoble (2003), graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1993) e em Design Gráfico pela Universidade Anhembi Morumbi (2015). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestao de Projetos e TI Trabalhou durante 12 anos no Banco Itaú com gerencia de TI e gestão de projetos. Lecionou nos cursos técnicos (edificações, desenho da construção civil e design de interiores) da Universidade Anhembi Morumbi entre 2014 e 2015. Atualmente atua em projetos na área de design.
André Furlan
André Kishimoto
Camila Torrano
Clarissa Ribeiro
Clarissa Ribeiro, Ph.D., é artista multimídia e, no momento, reside em Los Angeles, integrando o time de pesquisadores do Art | Sci Center da UCLA, com bolsa de pós-doutorado em Artes pela Fulbright, trabalhando em colaboração com James Gimzewski e Victoria Vesna. A pesquisa recente envolve o desenvolvimento de ‘Aparatos Sutis para Sistemas Afetivos Complexo’ em um processo de criação experimental que será apresentado, em mostra individual da artista, na galeria do Art|Sci Center, CNSI, em 5 de Junho de 2014. Durante seu doutorado em Artes Visuais pela ECA USP, com Gilbertto Prado, a artista residiu no Reino Unido por um ano, vinculando-se ao CAiiA-Hub do Planetary Collegium, tendo Roy Ascott como orientador apresentando, em diversas edições do Consciousness Reframed, desenvolvimentos da pesquisa em que propõe um modelo para visualizar e entender o processo de criação coletiva em artemídia como um sistema complexo adaptativo – O Modelo Úmido (vide Roy Ascott “moist media”). Em 2011 colaborou na moderação da discussão da Leonardo Online ‘Around Simulation II’ da Yasmin, a convite de Pier Luigi Capucci – mediações direcionadas pelo seu interesse pelas experiências sensórias. Como artista independente tem produzido instalações multimídia experimentais que exploram traduções em macroescala do fenômeno quântico do Entrelaçamento para falar de relações afetivas a partir da ideia de conectividade não-local, envolvendo conceitos como o princípio da sincronicidade. Suas instalações foram expostas em edições da mostra EmMeios, com curadoria de Tânia Fraga e Malu Fragoso, em Brasília, na mostra Vinte Mil Léguas, ABCIBER, em Florianópolis, na VoodooHop ‘das resoluções irreais’ em São Paulo, e em diversas mostras menores, de caráter mais experimental. Integrando o grupo Poéticas Digitais de Gilbertto Prado, tem colaborado ao longo dos últimos dez anos nos projetos desenvolvidos pelo grupo, exibidos em diversas mostras no Brasil e no exterior. Como street artista, explora a linguagem do estêncil em intervenções onde difunde os slogans da WONKLA *dead or alive* como ‘revelações’ do Pensamento Complexo --- ‘Be The White Rabbit to Yourself’; Coope With Chaos, Fight Your Fears. Na cidade de São Paulo, onde tem residência permanente, é professora dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Tecnologia em Produção Multimídia do SENAC. Tem apresentado seu trabalho em encontros internacionais ao longo de sua carreira, e colaborado como parecerista ad hoc em publicações e conferências internacionais.
http://www.clarissaribeiro.com
Cláudio bueno
Cláudio Bueno (1983, Brasil, São Paulo) é artista multimídia e pesquisador. Doutorando em Artes Visuais na ECA-USP, onde também concluiu o seu mestrado. Foi professor do IED (Istituto Europeo di Design). Em sua prática artística, tem abordado as noções de: rede, corpo, espaço, participação e informação. Recebeu os seguintes prêmios e apoios: Menção Honrosa - Prix Ars Electronica (Austria); Prêmio Transitio_MX (México); Rumos Arte Cibernética (Brasil); Videobrasil em Contexto (Brasil e Reino Unido); Festival Arte.Mov (Brasil); entre outros. Participou de exposições em instituições como: Galeria Luciana Brito, Itaú Cultural, MIS, MARP, Paço das Artes, SESC (Brasil); La Chambre Blanche (Canadá), Centro Multimedia (México); etc. Suas falas públicas ocorreram em espaços como: Casa Tomada, Galeria Whitechapel (Reino Unido), Humboldt University (Alemanha) e diversas universidades brasileiras.
Daniel Ferreira
Daniel Ferreira é pesquisador em arte computacional e artista em diferentes linguagens e mídias, tradicionais e digitais.
Mais informações no seu site: www.7luas.com.br/sobre/mais/
DeCo Nascimento
Eliane de Oliveira Neves
Ellen Nunes
Ellen Nunes é artista multimídia. Estudou Arquitetura e Urbanismo na PUCCAMP e Artes Visuais na Faculdade Santa Marcelina. Atualmente cursa o programa de mestrado em Artes Visuais na ECA-USP. Atua na interface entre as artes visuais, a arquitetura e o cinema.
Desenvolve uma série de trabalhos que trazem a problemática de uma zona limítrofe ou de um intercâmbio entre disciplinas de sua formação mista: arquitetura, artes e cinema. Participa do Grupo de Pesquisa em Poéticas Visuais, idealizado pelo SESC Sorocaba e coordenado pelo curador e crítico de arte Josué Mattos, do Programa Experiência, idealizado pelo Itaú Cultural e coordenado pela curadora e crítica de arte Paula Braga. Tem realizado e participado de exposições coletivas e individuais na Alemanha, Brasil, Espanha, Estados Unidos, Italia e Portugal.
http://www.palimpsesto.net.br/
Fabio Oliveira Nunes
FÁBIO OLIVEIRA NUNES (ou Fabio FON) é artista multimídia, designer digital e professor universitário, atuando entre outras áreas, nos estudos de hipermídia, web arte, arte mídia e poéticas da visualidade. Dos seus estudos, destacam-se: Web Arte no Brasil, realizado a partir de 1999 e o livro "CTRL+ART+DEL: Distúrbios em Arte e Tecnologia" (Editora Perspectiva, 2010). É Doutor em Artes na Escola de Comunicações e Artes da USP, Mestre em Multimeios na UNICAMP e Bacharel em Artes Plásticas na UNESP.
Fernando Iazzetta
Francisco Peres
Bacharel em Direção Teatral (2003) e Mestre em Praticas Teatrais (2007) pela Universidade de São Paulo. Atua na área de Artes, com ênfase em trabalhos corporais e tecnológicos, desenvolvendo pesquisas no campo corporal, metalinguagem, intersecções literarias, processos colaborativos e multimídia.
Gaspar Arguello
Helia Vannuchi
Possui graduação em Comunicação Social Habilitação Em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1990), mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso.
Jesus de Paula Assis
Graduação em Física pelo IF-USP (1982), mestrado em Ciências Sociais (sociologia da ciência) pela FFLCH-USP (1991), doutorado em Ciências Sociais (sociologia da ciência) pela FFLCH-USP (1995) e pós-doutorado em Artes Plásticas (arte e tecnologia) pela ECA-USP (2006). Experiência profissional em edição e redação para meios impresso e eletrônico desde 1977 (impresso) e desde 1993 (multimídia).
José Dario Vargas
Karina Yamamoto
Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (2003) e mestrado em Artes Cenicas pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professora de magistério superior da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, performance, censura, fisicalidade e atuação.
Lívia Gabbai
Formada em Cinema Pela Fundação Armando Álvares Penteado em 1997, através da experiência em edição de vídeo começou a se interessar pelas técnicas da Computação Gráfica3D. Ingressa na Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e desenvolve um projeto de pesquisa em Mestrado através da técnica de animação 3D. A imagem cinematográfica, seu desenho, seus elementos visuais e a expressão poética na Metrópole do Século XX é o tema de sua pesquisa.
Curriculum Lattes
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4757656T7
Portfolio online
Luciano Gosuen
Graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990) e especialização em Administração de Empresas pela Faculdade Getúlio Vargas de São Paulo (2000). Pós-Gradução (lato sensu) em Arte e Comunicação pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (2003) e Mestrado (stricto sensu) pela ECA/USP de São Paulo (2007). Tem experiência em consultoria e assessoria empresarial e projetos na área de Artes, com ênfase em Arte e Tecnologia, novas mídias, Jogos Eletrônicos.
Lucila Meirelles
Videoartista, roteirista, diretora de vídeo e TV. Participou dos eventos intermídia e do vídeo arte dos anos 70. Nos anos 80 inicia sua carreira independente como autora de videos documentários e ficções experimentais :“Pivete”, “Crianças Autistas”, “Sinfonia Panamérica”, “Cego Oliveira no sertão do seu olhar”, “ Eu nunca esqueci”, “Ataque Digital “que ganharam prêmios nacionais e participaram de mostras internacionais como The Kitchen (Nova York), Manifestation Internacionale de Vídeo ET Télévision (Montbeliárd), The Black Aesthetic (Washington), Experimentos Tropicais, Berkeley Art Museum, (Berkeley) Experimentos Tropicais – Recent Video from Brazil, Dallas Video Festival (Dallas). Realizou curadorias de resgate da videoarte brasileira. Ganhou a Bolsa Vitae e a a Bolsa de Artes Antorchas de Artes para a realização do projeto “Histórias Luminosas do sertão”.Foi ganhadora do Programa Transmídia, do Instituto Itaú Cultural com o projeto “ O fantasma solitário do porão eletrônico devora os códigos secretos do sistema operacional como um espaguete retorcido e impreciso”. Ministra aulas no curso de multimídia de graduação no Instituto Europeu de Design SP.
Luiz Bueno Geraldo
Luis Henrique Moraes
Marcos Cuzziol
Engenheiro mecânico com mestrado e doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo. Desenvolvedor de games da Perceptum Software Ltda. Gerente do Itaulab, laboratório de mídias interativas do Instituto Itaú Cultural. Atua principalmente nos seguintes temas: arte e tecnologia, games, realidade virtual e comportamento artificial.
Maria Luiza Fragoso
Maria Luiza (Malu) Fragoso, artista multimídia e professora do Departamento de Comunicação Visual Design da EBA-UFRJ é coordenadora do NANO – Núcleo de Arte e Novos Organismos, atualmente em pós-doutoramento na ECA – USP. Mestre em gravura pela George Washington University em 1993, obteve seu doutorado em Arte/Multimídia pelo Instituto de Artes da UNICAMO - SP. Foi professora do Instituto de Artes da UnB entre 1993-2008. Seu trabalho esta voltado para as poéticas no espaço da internet, a partir de investigações entre arte, ciência e tecnologia. Tem realizado e participado de inúmeras exposições no Brasil e no exterior. Publicou em 2004 o livro >=4D Arte Computacional no Brasil pelo Programa de Pós-Graduação em Arte da UnB. Trabalha com instalações computacionais interativas em telemática.
Mauricio Taveira
Mônica Ranciaro
Monica Tavares
possui Livre-Docência pela Escola de Comunicações e Artes da USP na área "Fotografia, Multimidia e Intermidia" (2012), pós-doutoramento pela Pennsylvania State University, na interdisciplinaridade das Artes, Design e Mídias Digitais (2009), doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e graduação em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia (1982). Atualmente é Professora Associada da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e Visiting Scholar na Cornell University. Tem experiência nas áreas da artemídia e do design digital, com ênfase em comunicação visual, atuando principalmente nos seguintes temas: as relações entre criação e recepção, estética, semiótica e intertextualidade.
Nardo Germano
NARDO GERMANO, pesquisador do Grupo Poéticas Digitais, é artista multimídia, Mestre e Doutor em Artes Visuais (ECA/USP-2007, 2012) com a tese [AUTOR]RETRATO COLETIVO, uma Poética da Autoria Aberta, que investiga a [des]construção identitária e o estatuto autoral dos espectadores em sua série artística Autorretrato Coletivo (1987-). Poeta e fotógrafo, com Bacharelado em Letras (FFLCH/USP), cursos de Fotografia Avançada e Digital (Focus, SENAC), com três anos de graduação em Comunicação Social - Jornalismo (ECA/USP), Germano desenvolve projetos em Arte, Sociedade e Política na confluência de Literatura, Fotografia e Tecnologia, com ênfase em autorretrato interativo e poesia digital. Recebeu Menção Honrosa no X Projeto Nascente/USP em 2000 pelo livro de poesia concreta L[íngua] e dois Prêmios Focus (bolsa e prêmio aquisição) em 1985 e 1986 por ensaios fotográficos p&b e cor, nos quais investiga a linguagem do autorretrato. Atualmente, é professor-colaborador em cursos do PPG/IA-UNESP.
Natália Gagliardi
Paula Gabbai
Paula Janovitch
Rafael Rodrigues de Souza
Raul Cecílio Jr.
Raul Cecilio, artista plástico, escritor e músico. Formado em artes plásticas pela FAAP participou de algumas exposições coletivas.
Renata La Rocca
Renata La Rocca: Doutora em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP, integrando o Grupo de Pesquisa Poéticas Digitais coordenado por seu orientador Prof. Dr. Gilbertto Prado. Realizou seu mestrado em Arquitetura no Instituto de Arquitetura e Urbanismo- São Carlos da Universidade de São Paulo (2007), integrando o grupo Nomads.USP. Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Desde 2005 leciona nas áreas de Arquitetura, Design de Interiores, Design Gráfico e Design de Produto, orientando diversos trabalhos que abordam questões relacionadas às Tecnologias de Informação e Comunicação e à Representação na área de linguagem analógica e digital. Seus interesses de pesquisa incluem a construção de narrativas relacionadas aos espaços em instalações de arte digital interativa, utilizando estruturas mnemônicas, além de questões de história das mídias e linguagem e representação.
Ricardo Irineu de Souza
Rodolfo Leão
Silvia Laurentiz
Silvia Laurentiz é designer gráfica e multimídia. Bacharel em comunicação visual pela Faculdade de Artes Plásticas da Faap, São Paulo. De 1982 a 1983, trabalhou para o Paço das Artes, órgão da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, na área de comunicação visual. De 1983 a 1984, foi contratada pelo MIS, São Paulo, órgão da Secretaria do Estado da Cultura, para prestar serviços de monitoria e produção de exposições. Em 1985 e 1986, trabalhou para a Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, coordenando exposições e suas respectivas programações visuais. De 1987 a 1990, trabalhou como autônoma em sua área de formação. Em 1991, começou seus estudos em pós-graduação. Mestre em multimeios pelo IA/Unicamp e doutora pelo programa de pós-graduação em comunicação e semiótica da PUC/SP. Vem pesquisando uma abordagem semiótica para a linguagem visual por meio das novas tecnologias. Seu foco de interesse são imagens animadas. Tem trabalhos de realidade virtual, multimídia e web art e explora os novos elementos para a linguagem que são exclusivamente da ciência da computação: a lógica dos programas e a efetiva participação do receptor. Tem participado de eventos artísticos ligados à área, entre eles Mostra de Vídeo do evento Arte e Tecnologia, com a animação digital Relativamente, no Itaú Cultural, São Paulo (1997); exposição Poesia Intersignos, com a poesia interativa Econ, no Paço das Artes, São Paulo (1998); 24ª Bienal Internacional de São Paulo, com o trabalho de web art corredor vrml, no site Valetes em Slow-Motion, de Kiko Goifman (1998); 1.999 Reticências, no Sesc, São Paulo, com o trabalho de web art Rizoma, no site de Kiko Goifman, Jurandir Müller e Alberto Blumenschein (1999); e 2ª Mostra Intersignos, com o trabalho de web art Móbile, na Universidade Mackenzie, São Paulo (2001). Recebeu, em 2001, Menção Honrosa no 2º Prêmio Cultural Sérgio Motta, com o projeto Percorrendo Escrituras, no Instituto Sérgio Motta, Secretaria Estadual da Cultura, São Paulo. É pesquisadora convidada (responsável pela linha de pesquisa Linguagens Digitais) do Centro de Investigação em Mídias Digitais, Cimid (COS-PUC/SP). É júri, em 2002, do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, File.
Silvio Valinhos da Silva
Soraya Cristina Braz Nunes (Soraya Braz)
É artista multimídia e atua na área de Arte e Novos Meios realizando trabalhos artísticos em parceria com o artista e pesquisador Fábio FON. Seus principais trabalhos são Roaming, 2007, CAPTAS, 2009, Via Invisível, 2011 e Deliberator, 2014. Atualmente pesquisa sobre implicações da difusão de novas técnicas de fabricação digital. Participa do grupo de pesquisa cAt - ciência/ARTE/tecnologia - UNESP. É mestranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UNESP, linha de pesquisa Processos e Procedimentos Artísticos sob orientação do Prof. Dr. Milton Sogabe. Possui graduação em Artes Plásticas, com habilitação em Multimídia e Intermídia pela ECA-USP e participou do grupo PoéticasDigitais em 2008.
Tania Fraga
Artista e arquiteta com doutorado em comunicação e semiótica pela PUC/SP, com a tese Simulações Estereoscópicas Interativas. Em 2010-2011 desenvolveu pesquisa de pós doutoramento na ECA-USP com bolsa da FAPESP. Foi professora do Instituto de Artes da UnB e participou na década de 90, como pesquisadora associada, do grupo de computação gráfica do Laboratório de Sistemas Integráveis, LSI, da Escola Politécnica da USP. Desenvolveu parte do trabalho em arte computacional nos Estados Unidos, em 1991 e 1992, onde esteve como professora visitante no Departamento de Ciência da Computação na The George Washington University, em Washington (DC), com bolsa Capes. Tem participado de exposições, eventos, congressos e palestras, nacional e internacionalmente, recebido inúmeros prêmios e faz parte de conselhos editorias de vários periódicos. Em 1986, morou nos Estados Unidos como artista residente com bolsa da Fulbright. Nos últimos anos, tem-se dedicado a projetos de implementação poética de realidades virtuais e robótica usando interface cérebro computador, BCI. De dezembro de 1998 a dezembro de 1999 desenvolveu projeto de pós-doutorado sobre realidade virtual para a Internet, no Centre for Advanced Inquiry for Interactive Arts - Technology and Art Research, CAiiA-STAR, na Grã-Bretanha.
http://taniafraga.wordpress.com/
Tatiana Travisani
Doutora em Artes Visuais pela ECA/USP (2013), ganhou bolsa para realizar doutorado sanduíche na Universidad Politécnica de Valencia (Espanha) ;sua pesquisa é voltada a poéticas do território e novos meios para produção de imagens em movimento. Atualmente desenvolve o projeto de live cinema Clássicos de Calçada e no programa sobre arte eletrônica Emergencia Cuadrante. Trabalha com ensino e educação desde 2004, faz parte do coletivo internacional de artistas e curadores Red Nomad, participa de festivais de vídeo arte, mostra de curtas, e artes visuais desde 1998. Foi premiada no Rumos Itaú Cultural Artes Cibernéticas (2009), Festival Incubarte (2012), Premi Unió Europea de Patrimoni Cultural (2013), Festival do Minuto (2000), Indicação melhor curta documentário Festival de Gramado (2001), Melhor curta documentário Festival de Tókio (2001).
Val Sampaio
Artista visual, produtora e curadora independente. Tem experiência na área de produção, pesquisa e crítica em Artes, com ênfase em arte contemporânea, design e novas mídias, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura visual, processo de criação, semiótica, novas mídias, poéticas e performances digitais, video e arte contemporânea. Desenvolve pesquisa intitulada "Territórios Hibridos" sobre as relações de hibridação nos processos criativos contemporâneos. Doutora e mestre em Comunicação e Semiótica (PUC/SP) e Pós-Doutorado em Poéticas Digitais (ECA/USP). Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal do Pará, na Faculdade de Artes Visuais do Instituto de Ciências da Arte (ICA/UFPA). Professora do Mestrado em Artes do ICA.
Viviam Schmaichel