Participantes atuais do Grupo:

  • Gilbertto Prado

    Gilbertto Prado, artista multimídia e professor do Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP é coordenador do Grupo Poéticas Digitais. Estudou Engenharia e Artes Plásticas na Unicamp e em 1994 obteve seu doutorado em Artes na Universidade Paris I – Panthéon Sorbonne. Foi professor do Instituto de Artes da Unicamp e professor convidado da Universidade Paris 8. Tem realizado e participado de inúmeras exposições no Brasil e no exterior. Recebeu o 9º Prix Möbius International des Multimédias, Beijin, 2001 (Menção Especial) e  o 6º Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia, 2006, entre outros. Publicou em 2003 o livro Arte Telemática, pelo Itaú Cultural. Trabalha com arte em rede e instalações interativas.

     

    www.gilberttoprado.net

     

    gttoprado@gmail.com

     

     

  • Ana Elisa Carramaschi

    ........................................

    Ana Elisa Carramaschi nasceu em São Paulo, onde vive e trabalha. É mestranda em Poéticas Visuais pelo programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da ECA-USP. Licenciada e bacharel em Artes Plásticas pela Fundação Armando Alvares Penteado-FAAP. Desenvolve seus trabalhos em diversas linguagens, do desenho à instalação. Atualmente pesquisa sobre cruzamentos entre a performance, a telemática e a telepresença. Participou das residências artísticas "Obras em Construção", programa das Casa das Caldeiras, da residência rural "Residência São João" e do "Ateliê Aberto #3" na Casa Tomada. Participou de exposições como: "O que não é Performance?" no Centro Universitário Maria Antonia - CEUMA, Performa Paço no Paço das Artes; TRANS_imagem na Galeria Virgílio; 8º Salão Nacional de Arte no Museu de Arte Contemporânea MAC Jataí, onde recebeu referência Especial do Júri, Vorazes, Grotescos e Malvados no Paço das Artes, entre outras. Atuou profissionalmente nas áreas de pré, produção, e pós-produção em cinema e vídeo.

     

    c.anaelisa@gmail.com

     

  • Ana Teresa Arciniegas

    Ana Teresa Arciniegas (Colômbia). Documentarista e artista multimídia.

     

    Doutorado Arte: produção e pesquisa da Universidade Politécnica de Valência.

     

    Mestrado em Artes Visuais e Multimídia UPV (2012). Mestrado em Documentário e Sociedade da Escola de Cinema e Audiovisual da Catalunha ESCAC (2010). Graduada em Cinema e televisão da Universidade Nacional da Colômbia (2007).

     

    Professora e pesquisadora da Faculdade de Comunicação e Artes audiovisuais na Universidade Autônoma de Bucaramanga na Colômbia.

     

    Bolsa de pesquisa Doutorado Fundação Carolina (2011). Completou estadia de pesquisa na Universidade René Descartes Paris V Sorbonne CEAQ no Grupo Educação Artistica e Sociedade (2014).

     

    Atualmente faz estadia de pesquisa na Universidade São Paulo ECA no Grupo Poéticas Digitais (2015) com bolsa do Programa Jovens professores e pesquisadores da América Latina Santander Universidades (2015).

  • Agnus Valente

    aGNuS VaLeNTe é artista híbrido. Pesquisador no Grupo Poéticas Digitais desde 2009, é Doutor (2008), Mestre (2002) e Graduado em Artes pela Universidade de São Paulo – ECA/USP, com pesquisa sobre Hibridismo na Arte. Atualmente, é docente em Artes Visuais na Graduação e Pós-Graduação do Instituto de Artes da UNESP, onde também lidera o Grupo Poéticas Híbridas (CNPq/2011), ao qual associou seu projeto HIBRIDA – Revista Eletrônica concebida em 2005 – para difundir pesquisas sobre o tema; desenvolve os projetos “Hibridismo em Artes: Hibridismo Estético”, junto à PPG Artes, e “Híbrido Tridimensional Contemporâneo”, junto à PROPe, atuando também como pesquisador e colaborador em outros grupos. O artista, em nível nacional e internacional, apresenta-se em Festivais e Exposições de Arte, profere palestras e publica artigos científicos em Revistas e Anais de Congressos sobre sua produção no âmbito da Heurística Híbrida.

     

    www.agnusvalente.com

     

    agnusvalente@uol.com.br

     

  • Andrei Thomaz

    Mestre em Artes Visuais pela ECA/USP e professor no Istituto Europeo di Design em São Paulo. Sua produção artística abrange diversas mídias, digitais e analógicas, envolvendo também várias colaborações com outros artistas, entre as quais encontram-se performances sonoras e instalações interativas.

     

    Como desenvolvedor, auxilia diversas agências de publicidade e empresas de tecnologia na realização de projetos digitais para clientes como AMBEV, Itaú, Pepsi e outros.

     

    Vive e trabalha em São Paulo, SP.

     

    www.andreithomaz.com

     

    andreithomaz@gmail.com

     

     

  • Ellen Nunes

    Ellen Nunes é artista multimídia. Estudou Arquitetura e Urbanismo na PUCCAMP e Artes Visuais na Faculdade Santa Marcelina. Atualmente cursa o programa de mestrado em Artes Visuais na ECA-USP. Atua na interface entre as artes visuais, a arquitetura e o cinema.

     

    Desenvolve uma série de trabalhos que trazem a problemática de uma zona limítrofe ou de um intercâmbio entre disciplinas de sua formação mista: arquitetura, artes e cinema. Participa do Grupo de Pesquisa em Poéticas Visuais, idealizado pelo SESC Sorocaba e coordenado pelo curador e crítico de arte Josué Mattos, do Programa Experiência, idealizado pelo Itaú Cultural e coordenado pela curadora e crítica de arte Paula Braga. Tem realizado e participado de exposições coletivas e individuais na Alemanha, Brasil, Espanha, Estados Unidos, Italia e Portugal.

     

    http://www.palimpsesto.net.br/

     

    ellennunes@gmail.com

     

  • Leonardo Lima

    Leonardo Lima é doutorando em Artes Visuais pela ECA/USP. Possui mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP e graduação em Desenho Industrial, com habilitação em Programação Visual pela Unesp. Atualmente é professor na FMU no Curso Superior Tecnológico em Jogos Digitais. É integrante do Grupo Poéticas Digitais (ECA/USP) e do CS:Games (TIDD/PUC-SP), conduzindo pesquisas acerca das poéticas das imagens digitais interativas, abordando temas como: jogos digitais (videogames), linguagem e tecnologias digitais e motion design. Atuou profissionalmente como artista de computação gráfica para redes de televisão e estúdios de games.

     

    lslima.net

     

    lslima@live.com

     

  • Luciana Ohira

    Luciana Ohira (1983) e Sergio Bonilha (1976) são ambos graduados e mestres em Artes Visuas pela ECA-USP. Trabalhando juntos desde 2005 participaram em situações como as descritas abaixo:

     

    mostras individuais,

    2014 Hypothesis About Life's Immanence, MoTA – Ljubljana (SI)

    2013 III Mostra do Prog. de Exposições, CCSP – S. Paulo (BR)

    2012 Residência Artística, MACUF – La Coruña (ES)

    2011 Loja99, Galeria Homero Massena – Vitória (BR)

    2010 Notarium, Gabinete de Peq. Diferenças, BinauralMedia – Aveiro (PT)

    2009 Temporada de Projetos 2009, Paço das Artes – S. Paulo (BR)

    2008 II Mostra do Prog. de Exposições, CCSP – S. Paulo (BR)

    2007 expansões contráteis, MAC – Curitiba (BR)

     

    mostras coletivas,

    2013 Televisions Project, Performance Space - Sydney (AU)

    2012 31º Arte Pará - Belém (BR)

    2011 Panoramas do Sul, Video Brasil, SESC Belenzinho – S. Paulo (BR)

    2010 20 Anos do Prog. de Exposições do CCSP – S. Paulo (BR)

    2009 21C New Silk Road, Korea Center – Beijing (CN)

    2008 366 Intrude, Zendai MoMA - Shanghai (CN)

    2007 ASIM3TRIA - Arequipa (PE)

    2006 31° SARP - R. Preto (BR)

     

     

    www.ohiraebonilha.com

     

    caixamovel@yahoo.com.br

     

  • Maurício Trentin

    Artista e designer, doutorando em Poéticas Visuais (2013) pelo PPGAV da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ECA/USP. Mestre em Comunicação e Semiótica (2010) pela PUC SP(COS). Graduado em Desenho Industrial (1994) pela Universidade Mackenzie com especializações na School of Visual Arts NY, NYFA e Parsons New York (1998).

     

    Pesquisa artística em poéticas contemporâneas, sistemas tautológicos, traduções intersemióticas e narrativas não-lineares. Pesquisa teórica sobre possibilidades de mapeamento interpretativo, processos de criação e condições semióticas da produção contemporânea.

     

    Com passagens pela FAAP (multimeios, 2007) e pelo Atelier Mundo Novo (2010), cria imagens, dispositivos e sistemas de ressignificação desde 2005, atuando como designer desde 1994.

     

    Membro do CCSP, da ADP (Associação dos Designers de Produto), da ADG Brasil (Associação dos Designers Gráficos do Brasil) e do Núcleo Contemporâneo do MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo).

     

    www.mauriciotrentin.com

     

    mauriciotrentin@usp.br

     

  • Nardo Germano

    NARDO GERMANO, pesquisador do Grupo Poéticas Digitais, é artista multimídia, Mestre e Doutor em Artes Visuais (ECA/USP-2007, 2012) com a tese [AUTOR]RETRATO COLETIVO, uma Poética da Autoria Aberta, que investiga a [des]construção identitária e o estatuto autoral dos espectadores em sua série artística Autorretrato Coletivo (1987-). Poeta e fotógrafo, com Bacharelado em Letras (FFLCH/USP), cursos de Fotografia Avançada e Digital (Focus, SENAC), com três anos de graduação em Comunicação Social - Jornalismo (ECA/USP), Germano desenvolve projetos em Arte, Sociedade e Política na confluência de Literatura, Fotografia e Tecnologia, com ênfase em autorretrato interativo e poesia digital. Recebeu Menção Honrosa no X Projeto Nascente/USP em 2000 pelo livro de poesia concreta L[íngua] e dois Prêmios Focus (bolsa e prêmio aquisição) em 1985 e 1986 por ensaios fotográficos p&b e cor, nos quais investiga a linguagem do autorretrato. Atualmente, é professor-colaborador em cursos do PPG/IA-UNESP.

     

    www.nardogermano.com

     

    nardogermano@uol.com.br

     

  • Sérgio Bonilha

    Luciana Ohira (1983) e Sergio Bonilha (1976) são ambos graduados e mestres em Artes Visuas pela ECA-USP. Trabalhando juntos desde 2005 participaram em situações como as descritas abaixo:

     

    mostras individuais,

    2014 Hypothesis About Life's Immanence, MoTA – Ljubljana (SI)

    2013 III Mostra do Prog. de Exposições, CCSP – S. Paulo (BR)

    2012 Residência Artística, MACUF – La Coruña (ES)

    2011 Loja99, Galeria Homero Massena – Vitória (BR)

    2010 Notarium, Gabinete de Peq. Diferenças, BinauralMedia – Aveiro (PT)

    2009 Temporada de Projetos 2009, Paço das Artes – S. Paulo (BR)

    2008 II Mostra do Prog. de Exposições, CCSP – S. Paulo (BR)

    2007 expansões contráteis, MAC – Curitiba (BR)

     

    mostras coletivas,

    2013 Televisions Project, Performance Space - Sydney (AU)

    2012 31º Arte Pará - Belém (BR)

    2011 Panoramas do Sul, Video Brasil, SESC Belenzinho – S. Paulo (BR)

    2010 20 Anos do Prog. de Exposições do CCSP – S. Paulo (BR)

    2009 21C New Silk Road, Korea Center – Beijing (CN)

    2008 366 Intrude, Zendai MoMA - Shanghai (CN)

    2007 ASIM3TRIA - Arequipa (PE)

    2006 31° SARP - R. Preto (BR)

     

     

    www.ohiraebonilha.com

     

    caixamovel@yahoo.com.br