pt

en

POÉTICAS DIGITAIS

GRUPO

RECENTES

PROJETOS

LINKS

CONTATO

Circuito celeste/Régua do tempo

Colar-sensor

Biombo – aqueduto

Caixas de Choque 1, 2, 3

Caixa dos horizontes possíveis

Mirante 50

Ø25 - Quarto Lago

ZN:PRDM

Encontros

Catavento

Amoreiras

Desluz

Pedralumen

Cozinheiro das Almas

Acaso 30

Incógnito

Mauris sit amet tortor.5

Mauris sit amet tortor.6

Mauris sit amet tortor.7

Mauris sit amet tortor.8

Mauris sit amet tortor.9

<

>

  • Incógnito (2007)

    O vídeo-poema “Incógnito” é uma viagem virtual na raiz, no interior da palavra “cógnito”. De maneira similar, o som também é uma navegação interna pela palavra falada.

     

    O vídeo tem inscrito em um de seus frames (1/24) na parte inferior do quadro,a palavra “cógnito”, que não é legível na cadência regular do vídeo (a menos que seja congelado), mas é percebido de forma subliminar pelo cérebro e não pela leitura convencional. É o único momento em que a palavra cógnito está formalmente apresentada por escrito, mas “visualmente” não é legível. O trabalho, apesar de ter uma câmera virtual passeando no interior da palavra cógnito modelada, não deixa transparecer a leitura externa da palavra em nenhum momento para o leitor, que vê somente um desfilar de planos e transparências. Da mesma maneira o som, que foi trabalhado como uma viagem sonora no interior da palavra cógnito, mas como resultado sonoro, ela não é identificável. É um trabalho sutil sobre as leituras possíveis do mundo e a percepção.

     

  • mais informações...

    A obra de Gilbertto Prado e Silvia Laurentiz foi realizada para a mostra Palavras sem fronteiras: mídias convergentes, Academia Brasileira de Letras, Rio de Janeiro, curadoria de Alberto Saraiva, 01 a 29 de junho de 2007, contou com a participação de Fernando Iazzetta (som) e do Grupo Poéticas Digitais/ECA-USP (Andrei Thomas, Clarissa Ribeiro, Fábio Oliveira, Luis Bueno Geraldo e Mauricio Taveira).

     

    O trabalho também foi apresentado no evento cópias ilimitadas, NOEMA/Galeria Vermelho, Second Life/São Paulo, curadoria de Giselle Beiguelman, outubro de 2007. A obra integrou ainda a Mostra “Paisagens”, no Museu Reina Sofia (Madri) de 21/01 a 29/02/2008. Curadoria: Berta Sichel e Daniela Bousso. Realização: Museu Reina Sofia e Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia.

     

     

     

    INCOGNITO

     

    youtube: https://youtu.be/B4kWIaK5lG0

    vimeo: https://vimeo.com/25163481

     

     

     

    Links

    Instituto Sérgio Mota. Brazilian videos showing at Museo Reina Sofía

    http://en.ism.org.br/projetos/brazilian-videos-showing-at-museo-reina-sofia/information/

     

     

    Impressos

     

    LAURENTIZ, Sílvia; PRADO, Gilbertto.  “Uma leitura poética de ambientes virtuais multiusuário” (em co-autoria com Silvia Laurentiz) in Ars, Revista do Departamento de Artes Plásticas, ECA/USP, ano 2, n°3, São Paulo, 2004, pp. 22- 35.